segunda-feira, 26 de julho de 2010

Neons



São peixes que gostam de viver em cardumes e não devem ser deixados em um aquário sem pelo menos ter a companhia de mais cinco ou seis peixes da mesma raça. Também são muito resistentes e fáceis de criar, mas a sua reprodução em cativeiro é um pouco difícil. Com isso, quase todos os animais são retirados da Bacia Amazônica, local de sua origem. Esse peixe mede no máximo 5 centímetros e tem um comportamento dócil, bem pacífico, que se dá bem com outras raça.

Lebistes, Guppy (Poecilia reticulata)



Tamanho: 3 cm
Origem: América do Sul
Dimorfismo sexual: Machos com grandes caudas e menores que as fêmeas.
Manutenção: fácil
Alimentação: Qualquer alimento; necessita vegetais
Método reprodutivo: Alto. Muito prolífico, requer aquários com vegetação densa
Aquário
Água: Ligeiramente ácida
Temperatura: 24ºC-26C
Tipo de aquário: De preferência só exemplares da mesma espécie

Barbo Sumatra



Barbo sumatra ou Barbo-tigre
(Capoeta tetrazona)
Tamanho: 5,7 cm
Origem: Sumatra
Dimorfismo sexual: O macho tem maior área vermelha nas nadadeiras e no nariz brilhante
Manutenção: Fácil
Alimentação: Aceita qualquer alimento
Método de reprodução: Deposita ovos
Potencial reprodutivo: Relativamente alto
Aquário
Água: Próxima ao neutro
Temperatura: 20ºC-26ºC
Tipo de aquário: Comunitário

Ampularias






Manutenção PeriódicaTrocas Parciais de Água (T.P.A):



Dependendo do tamanho do aquário,uma troca de água semanal ou quinzenal é completamente obrigatória.Quanto menor aquário mais T.P.A's precisa,pois tem menor volume de água,é mais frágil.No inicio contudo,nos primeiros 2/3 meses de vida de qualquer aquário independentemente da litragem,devesse fazer a T.P.A's semanais.Só com progressiva maturação do aquário é que poderás muda-las para quinzenais.






Limpeza do Filtro: A limpeza do filtro deve ser feita mensalmente. Se o filtro for externo,deverá ter um compartimento onde estão alojadas as cerâmicas,ou seja onde estão alojadas grande parte das bactérias.Este compartimento não deve ser lavado com água da torneira,pois o Cloro da água mata a colónia de bactérias.Deves retirar alguma água do aquário e proceder à limpeza superficial destas cerâmicas. Em filtros internos ou de cascata, contudo,muitas vezes não existem cerâmicas,as bactérias estão alojadas apenas nas esponjas ou lã.Aqui deves então apenas lavar tudo com água do aquário.Caso o aquário não tenha plantas que cubram o fundo,deves sifoná-lo de tempos a tempos.

Colisa Azul



Tamanho: 6cm
Aqua: 80L
pH: 6.8
Temp: 25ºC

Acará Bandeira




Tamanho: cerca de 15 cm
Temperatura: de 24 e 26ºC
pH: 6,8 a 7,0
Alimentação: Devem ser fornecidas pequenas quantidades de alimentos floculados para ciclideos, duas vezes ao dia.

Comportamento: Bastante pacificos e sociáveis. Não devem ser colocados junto com outros peixes violentos ou muito velozes. Eles são tímidos e não disputam por alimentos.
Aquário ideal: Aproximadamente de 100 litros. Utilizar filtro biológico e filtro mecânico com carvão ativo.

Reprodução: Ovíparos. Formam casais monogâmicos. Reproduzem-se em cativeiro com certa facilidade sendo necessário para isso manter aproximadamente 12 exemplares no mesmo aquário.

Carpa Véu





Nishkigoi:
Nishkigoi, especificamente, são carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns (carpas cinza) na região de Niigata no Japão e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas pelos piscicultores da região que aperfeiçoaram suas características bizarras chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta).


Na época da reprodução temos as seguintes características:
Machos:Geralmente são menores e mais esguios que as fêmeas, mais precoces, e podem atingir a maturidade sexual logo no primeiro ano, quando estão com 550 a 700 gramas, apresentam um crescimento anormal das nadadeiras peitorais.Na direção do ânus desenvolvem pequenas saliências nos opérculos e nas barbatanas peitorais, formando superfícies ásperas e esfregam essas saliências e golpeiam levemente as fêmeas para estimulá-las.Deve-se utilizar como reprodutores os machos com idade entre 3 e 10 anos.Manualmente: secretam esperma ao se fazer uma compressão em sua barriga.Fêmeas:São mais volumosas e desenvolvidas que os machos.Seus órgãos genitais ficam muito mais salientes e avermelhados, apresentam aumento do abdômen, devido à produção de ovas.O abdômen pode estar maior de um lado que do outro, e apresenta-se macio.Podem desovar já no primeiro ano de vida, quando estão com 900g a 1,2 Kg.Manualmente: ao serem comprimidas próximo à região anogenital como nos machos, secretam um líquido sanguinolento junto com alguns óvulos.